Ameba Naegleria Fowleri infeta o cérebro através do nariz
Na última semana, um porta-voz oficial da Agência Estadual de Saúde de Charlotte, na Flórida, divulgou a morte de um morador após ser infetado por uma ameba rara “comedora de cérebro”, chamada Naegleria Fowleri.
De acordo com as informações, o paciente havia enxaguado o nariz com água da torneira, o que possibilitou que a ameba o infectasse pelos seios nasais, chegando ao cérebro.
Segundo o Pós PhD em neurociências e biólogo membro da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva (APBE), Dr. Fabiano de Abreu Agrela.
“O caso é bastante raro, tanto pela própria infecção, quanto pela forma como ela ocorreu, esse tipo de ameba geralmente está presente em águas mais aquecidas e em áreas abertas, como lagos, infecta mais comumente nadadores ao entrar em contato com suas vias nasais, quando a água é ingerida pela boca o ácido estomacal mata o microorganismo, evitando seus efeitos”.
“Esse tipo de infecção ainda não é totalmente conhecida, mas é sabido que ela chega ao cérebro através do nariz e começa a destruir o tecido cerebral, nos seus estágios iniciais, cerca de cinco dias após a infecção, os sintomas se assemelha a uma meningite bacteriana, mas podem evoluir rapidamente causando rigidez no pescoço, perda de atenção, convulsão, confusão mental, alucinações e coma” Explica.
“Essa infecção é tão rara que o seu diagnóstico é feito normalmente após a morte do paciente e não existe tratamento realmente eficaz o que causa mais de 97% de mortes, por isso, a prevenção é a melhor escolha, optar sempre por água estéril ou destilada para higienizar o nariz, ou ferver a água da torneira e ter precaução ao nadar em lagos e rios” Alerta Dr. Fabiano.
Funcionários das agências governamentais seguem investigando como ocorreu a infecção.
—
Sobre Dr. Fabiano de Abreu
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA – American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE – Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e TNS.
Currículo BR: http://lattes.cnpq.br/1428461891222558
Currículo PT: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/8316-38CC-0664
Currículo INT: https://orcid.org/0000-0002-5487-5852