As instalações do Hospital Padre Américo, em Penafiel, passaram por reformas graças a um investimento de um milhão de euros. Com isso, a nova área dedicada ao Serviço de Pneumologia já está a funcionar.
Segundo comunicado divulgado, as novas instalações “garantem uma maior capacidade de resposta, mais qualidade e segurança para profissionais e utentes”. Além disso, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) informou que a obra “trouxe melhorias” aos dois setores técnicos mais importantes, nomeadamente a Unidade de Broncologia e Técnicas e a Unidade de Função Respiratória. Além disso, o espaço está próximo dos gabinetes de consulta externa e de todas as salas de exames complementares.
Com a reforma, foram criados novos gabinetes e equipamentos para as provas de função respiratória, o que vai permitir a retomada dos exames que tiveram que ser suspensos durante a pandemia da Covid-19, “dadas as exigências específicas de um doente por sala”.
Outra novidade é que as novas instalações também contam com uma sala de exames para os doentes de idade pediátrica, o que, permitirá a retomada deste serviço, que também estava suspenso com a pandemia. Para quem precisar, a sala de exames de broncoscopia é agora mais espaçosa e tem sala anexa para recuperação do doente. Para reduzir quaisquer riscos, a direção do hospital instalou a sala de desinfeção dos equipamentos específica e contígua à sala de exames.
O CHTS informa que “a região do Tâmega e Sousa tem as maiores taxas de tuberculose do país, o que implica o redobrar de esforços na prestação de cuidados no domínio respiratório”. A previsão é de que as novas instalações possam atender a população de 12 municípios e uma população de cerca de 540 mil habitantes.