Manuel Matola
Uma mesa redonda sobre “Imigração e Proteção Social: Políticas de Inclusão em Portugal” vai decorrer no próximo dia 17 fevereiro, em Lisboa, no âmbito do lançamento do estudo “Why Choose the Inclusionary Path? Social Policy in a Recent Welfare and Immigration Country: The Case of Portugal”, único trabalho académico sobre a imigração distinguido com uma Menção Honrosa no Prémio António Dornelas 2022.
Este estudo da autoria de Catarina Reis Oliveira (Diretora do Observatório das Migrações e Docente no ISCSP/ULisboa) e de João Peixoto (Docente no ISEG/ULisboa e Vice-Reitor da Universidade de Lisboa) é o capítulo que avalia as principais tendências atuais sobre a imigração em Portugal.
A pesquisa faz parte do livro “The Exclusion of Immigrants from Welfare Programs: Cross-National Analysis and Contemporary Developments”, organizado por Edward A. Koning, da Universidade de Guelph (Canadá), que participará remotamente na sessão.
A obra de mais de 500 páginas aponta casos detalhados de exclusão de imigrantes não só em Portugal como na Noruega, Áustria e nos Estados Unidos da América para tentar entender as políticas relacionadas à imigração face ao aumento da mobilidade transfronteiriça e o clima político atual em torno de questões migratórias.
Uma nota do Observatório das Migrações enviada ao jornal É@GORA indica que a iniciativa inclui ainda um painel de debate com a participação da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, da representante da comunidade Brasileira no Conselho para as Migrações, Cyntia de Paula, e de Jorge Malheiros, membro do Conselho para as Migrações e docente no IGOT/ULisboa. (MM)