O último fim de semana foi de calor intenso na península ibérica. Os termômetros chegaram a marcar mais de 40º em muitas partes do país. Soma-se a isso ainda a presença maciça de poeira do deserto do Saara que avança sobre Portugal e Espanha.
A temperatura vai ter uma queda neste começo da semana com a chegada de ar mais ameno vindo do Reino Unido e do Atlântico, mas o calor volta forte nos próximos dias.
A máxima registrada no domingo atingiu 41,5ºC em Évora e 39,5ºC em Beja. Lisboa foi a 32ºC. O sábado, entretanto, foi mais quente com até 37ºC em Lisboa e índices próximos ou acima de 40ºC em outras regiões. Os termômetros indicaram 41,5ºC em Évora, 40,7ºC em Beja, 38,3ºC em Portalegre, e 38,2ºC em Montijo e Castelo Branco. Em Alcácer do Sul, a maior temperatura: 42,9ºC em Alcácer do Sal.
Além do forte calor, a população ainda sofre com a poeira do deserto do Saara, que chega até o país. Uma nuvem surgiu por lá e avançou para o Atlântico, alcançando ainda o Sul da Europa. Ela chega com ar extremamente seco e segundo os meteorologistas, tende a inibir a formação de ciclones tropicais como tempestades tropicais e furacões. Eles explicam que um ciclone tropical precisa de um ambiente quente, úmido e calmo. Por isso, não menos a curto prazo, a temporada de furacões do Atlântico Norte estará calmíssima.