Os ossos dentofaciais são fundamentais para uma série de atividades que realizamos diariamente, como mastigar, falar e até mesmo respirar, por isso, deformações na sua estrutura podem prejudicar bastante a qualidade de vida.
Existem diversos fatores que podem causar esse tipo de irregularidade, desde a genética a ou até manter o uso de chupeta, biberão e o hábito de chupar o dedo para além da idade indicada, pode atrapalhar o desenvolvimento correto dos ossos faciais e gerar alterações que algumas vezes não são suficientemente resolvidas apenas com o uso de aparelhos odontológicos, sendo necessária uma intervenção cirúrgica.
A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico que corrige problemas relacionados com a estrutura óssea da face e da mandíbula e é a solução para esse tipo de situação, como explica o cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Marcelo Galindo.
“Quando se prolonga excessivamente o uso de chupetas ou o hábito de chupar os dedos pode haver alterações nos dentes e na mandíbula, o que, quando não se trata na infância, torna necessária a cirurgia ortognática”.
“Antes da cirurgia, o paciente deve passar por uma série de exames para avaliar a condição dos ossos e da mandíbula, durante o procedimento o cirurgião faz incisões na boca do paciente e move os ossos para corrigir a posição da mandíbula e do maxilar, depois da cirurgia, o paciente precisará de um tempo de recuperação para se adaptar à nova posição dos ossos, isso pode incluir um período de repouso, uma dieta especial e exercícios de fisioterapia para ajudar na recuperação” Explica o cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Marcelo Galindo.
—
Sobre Marcelo Galindo
Galindo é um Cirurgião Bucomaxilofacial graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Fluminense (UFF), com Residência Médica no Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Fellowship em cirurgia Ortognática pela Universidade de Oklahoma-EUA. Hoje tem atuação mais forte no Rio de Janeiro e em Niterói/RJ.