A programação do Projecto Aldear, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, vai contemplar o concelho de Castelo de Paiva, e tem uma apresentação agendada para dia 18 de Junho, na Capela do Gilde, na freguesia de Real, com a apresentação da Ondamarela.
Aldear é um projecto cultural que activa as comunidades de 11 aldeias dos municípios da região do Douro, Tâmega e Sousa, traduzindo-se num encontro entre as identidades locais e os métodos de estruturas de criação artística contemporânea oriundas de várias partes do país.
Apresenta-se como um projecto artístico multidisciplinar, de escala humana, centrado nas pessoas e na procura de um tempo diferente. É um encontro de processos que dará origem a 11 partilhas públicas a partir de percursos artísticos, espectáculos comunitários, instalações e conversas.
Congregar, povoar, estabelecer, reunir e usufruir são sinónimos de Aldear, a designação proposta para o projecto, que pretende capacitar, valorizar competências e a identidade local, dar poder às comunidades, contribuindo para o sentido de pertença das populações envolvidas.
Este projecto cultural pretende também, capacitar, valorizar as competências e a identidade local, dar força às comunidades, contribuindo para o sentido de pertença das populações envolvidas. Mais do que desenvolver processos artísticos com a população ou activar um dia de encontro comunitário, o Aldear pretende agitar e dinamizar os públicos-alvo e, de uma forma geral, toda a comunidade dos locais envolvidos, potenciando a materialização de um projecto com contexto comum aos 11 municípios integrantes da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que de Abril a Junho, possibilite a valorização da identidade intermunicipal e a coesão territorial.
Em cada um dos municípios da região é aplicada uma metodologia integrada, que culmina com um dia de apresentação final e pública dos processos desenvolvidos com a comunidade, contextualizado num encontro social e comunitário, apto a dar posse ao lugar, às pessoas e a comunidade. As etapas metodológicas propostas foram desenvolvidas de forma sequencial, perspectivando a valorização pessoal, comunitária e a potenciação de legado.
A Ondamarela é uma organização cultural que encontra nas pessoas e nos lugares a inspiração para o desenvolvimento de projectos artísticos, sociais e educativos. Estuda os territórios e as comunidades, concebe projectos que contribuam para a sua valorização, cria abordagens ao lugar e implementa ações inovadoras e criativas para e com as pessoas. Este trabalho pode ter como resultado performances de comunidade (espectáculos de música, de teatro, dança ou videoarte), criadas ao longo de várias sessões exploratórias, onde o material artístico é desenvolvido em colaboração com as diferentes comunidades envolvidas.