Após atrair a atenção dos principais veículos de comunicação e se tornar um dos destinos mais “instagramáveis” do Norte de Portugal, o Baloiço da Boneca em Sebolido, Penafiel, pode estar com os dias contados.
A iniciativa da criação do Baloiço da Boneca partiu de um grupo de amigos que tinham o objetivo de chamar a atenção do mundo para os encantos naturais da Serra da Boneca e a deslumbrante vista para o Douro que se pode ter naquele sítio. Assim a construção do baloiço foi terminada em final de Julho de 2019 e tornou-se, quase instantaneamente, num dos maiores destaques da região.

No entanto, por estar localizado no parque eólico da Serra da Boneca, alega-se que supostamente a construção do baloiço não tem autorização e foi feita em propriedade privada. Por este motivo, a população está a ser convidada a participar de uma reunião que se irá realizar na Junta de Freguesia de Sebolido, no dia 18 de dezembro, pelas 21h, com os responsáveis das eólicas, para definir o futuro do baloiço.
“Infelizmente, querem tirar o nosso baloiço do local onde ele se encontra.
Referimo-nos a ele como nosso, porque é da terra. Foi feito e idealizado por jovens da terra, mas é de todos. E tem trazido tanta e tanta gente a conhecer este nosso belo cantinho, tem dado a conhecer a nossa freguesia e o que ela tem de melhor além fronteiras, o que é muito positivo para todos”, referiu a AD Sebolido em sua página de Facebook.

A notícia da possível retirada do baloiço está a mobilizar os internautas, que demonstram insatisfação com a medida.