O chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, anunciou neste domingo que o seu país vai receber os pacientes de Portugal que precisam de cuidados intensivos no tratamento contra a Covid-19. A autoridade austríaca disse ainda que esta medida é um sinal de “solidariedade europeia”.
Em uma publicação no Twitter, ele disse: “A pandemia do novo coronavírus representa enormes desafios para todos os países europeus. É uma exigência de solidariedade europeia ajudar rapidamente, e sem burocracia, a salvar vidas”, postou.
O chanceler ofereceu ajuda em uma conversa com o primeiro-ministro António Costa. Ainda não foram divulgados quantos pacientes serão transferidos. Segundo a Áustria, os dados serão divulgados pelas autoridades de saúde portuguesas. O chanceler Kurz também lembrou que o seu país já havia recebido pacientes da Itália, França e Montenegro durante os picos da pandemia.
Enquanto isso, os militares alemães enviarão equipes médicas e equipamentos para ajudar Portugal, após pedido do governo. A revista alemã Der Spiegel informou que os militares planejam enviar 27 médicos e paramédicos que devem ficar em Portugal pelas próximas três semanas, além de levar ventiladores fixos e camas de campanha para os pacientes.