O Parlamento deve aprovar ainda hoje o decreto presidencial de renovação do estado de emergência por mais 15 dias em todo o país. Ou seja, uma das quarentenas mais rígidas da Europa deve ser estendida do próximo dia 17 até às vésperas da Páscoa.
Uma medida anunciada hoje pelo Ministério dos Negócios é a retomada de voos extraordinários vindos do Brasil a partir da semana que vem. Por outro lado, o espaço aéreo segue fechado para os voos comerciais regulares.
Segundo o governo, a regra é baseada na reciprocidade. Ou seja, para cada voo da TAP de repatriamento de cidadãos portugueses retidos no Brasil, as companhias aéreas brasileiras estão autorizadas a operar um voo para Portugal.
Essa notícia vem de encontro a um terceiro voo de repatriamento que está previsto para a próxima segunda-feira, dia 15 de março. Além disso, as empresas Azul e Latam não pediram autorização ao MNE até o momento, mas já foram informadas desta nova situação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Os voos aéreos estão suspensos pelo governo desde o dia 29 de janeiro. Mas há muitos passageiros com bilhetes cancelados em Brasil e Portugal aguardando a oportunidade de voltar para casa. O objetivo dessas viagens é permitir este retorno.