É comum que as pessoas entendam os conceitos de razão e de emoção como antônimos. Entretanto, essa afirmação é refutada com o conceito de inteligência emocional, que tem, a cada dia mais, se popularizado – especialmente no ambiente corporativo.
O termo está em evidência há algum tempo, mas muitas pessoas não compreendem, exatamente, seu significado. De acordo com a fisiologista Debora Garcia, a inteligência emocional está relacionada, como o próprio nome sugere, à capacidade de uma pessoa de lidar – de forma inteligente – com suas emoções.
“A inteligência emocional é muito importante para que o indivíduo compreenda e administre suas emoções, mas, também, para que possa fazer o mesmo com as pessoas com quem convive. Além disso, esse profissional vai saber lidar bem com o estresse e com a ansiedade, que são comuns no ambiente de trabalho”, explica Garcia.
Segundo a fisiologista, o conceito está diretamente relacionado à construção de relações saudáveis – sejam estas pessoais ou profissionais – e à qualidade de vida. “Lidar e administrar emoções não é algo simples, mas isso não significa que não podemos aprender e adquirir essa habilidade”, aponta a especialista.
Por estar relacionada ao comportamento do indivíduo, a inteligência emocional tem estado em evidência, principalmente, no mundo corporativo.
Inteligência emocional no trabalho
Dentro de uma empresa, independente de seu porte, é sabido que os profissionais terão de conviver entre si. As relações humanas são complexas e, para que sejam harmoniosas, dependem de indivíduos com comportamentos e ações adequadas.
“A inteligência emocional é muito valorizada por diversas empresas no Brasil e no mundo porque, no dia a dia, seus profissionais vão ter problemas e vão precisar resolver conflitos. Nesses casos, é nítida a diferença entre as ações de uma pessoa que detém a habilidade e as ações de um indivíduo que ainda não a desenvolveu”, explica Debora Garcia.
Outro aspecto influenciado pela inteligência emocional no mundo corporativo é a produtividade. No contexto atual, é sabido que as empresas esperam que seus colaboradores produzam mais em menos tempo. Dessa forma, é possível contar com a inteligência emocional.
“Por saber administrar suas emoções, a pessoa que tem inteligência emocional sabe lidar com as situações de forma racional, mas sempre com respeito aos seus sentimentos e ao bem-estar dos envolvidos. A produtividade do colaborador é impactada de forma positiva, uma vez que, por saber como lidar diante de situações de estresse e de pressão, o profissional consegue combater sentimentos de irritabilidade, que dificultam a concentração e o bom desempenho no trabalho”, explica a fisiologista.
Garcia conta, ainda, que, por saber como lidar com o que sente e com as demais pessoas no ambiente de trabalho, o indivíduo que está desenvolvendo ou que tem sua inteligência emocional já desenvolvida, cria um ambiente de cooperação dentro da equipe e dentro da empresa.
Como desenvolver a inteligência emocional?
É verdade que muitas empresas consideram a inteligência emocional uma habilidade essencial em seus colaboradores. Entretanto, isso não significa que os funcionários devam ser contratados somente se tiverem domínio da habilidade.
De acordo com Garcia, a inteligência emocional pode ser desenvolvida e as empresas podem atuar nesse processo. “O autoconhecimento é a palavra mais importante quando o assunto é inteligência emocional. Uma vez que a empresa investe no autoconhecimento de seus colaboradores, está contribuindo para o desenvolvimento de sua inteligência emocional”, conta.
E, para as pessoas que desejam desenvolver essa habilidade de forma autônoma, Garcia deixa algumas orientações:
- Observe seus comportamentos diários consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor. Avalie como você tem se sentido diante de situações cotidianas e verifique se suas emoções lhe fazem bem ou não.
- As emoções vistas como negativas existem e todos precisam aceitá-las. Para a inteligência emocional, é importante que você as entenda e saiba administrá-las de forma sábia, entendendo a “mensagem” que elas trazem, para que contribuam com seu crescimento.
- Seja no ambiente corporativo ou no ambiente familiar, você nunca deve ter medo de olhar para o que sente. Muitas vezes, as pessoas reprimem suas emoções e guardam tudo para si, o que traz consequências negativas. É importante saber expressar isso também.
- A empatia é um passo essencial da inteligência emocional. Entendendo que o outro é diferente de você, tem outras vivências e sente de forma única, mas que você pode se importar e ter uma emoção semelhante diante do que aquela pessoa está passando.