Até o dia 16 de março, os passageiros do Brasil e do Reino Unido que voarem com escalas para Portugal precisam apresentar um teste negativo para covid-19 realizado 72 horas antes da viagem e terão que ficar em quarentena por 14 dias depois da chegada ao país europeu.
As regras definidas pelo Ministério do Interior estabelecem que, além do exame negativo tipo RT-PCR e do isolamento social de 14 dias, as companhias aéreas terão que enviar às autoridades de saúde listagem dos passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido.
O governo português suspendeu todos os voos, comerciais ou privados, com origem ou destino no Brasil e no Reino Unido, sendo permitidos apenas voos humanitários e de repatriamento.
Desde janeiro, voos oriundos dos dois países com destino a Portugal foram proibidos para limitar a disseminação das variantes da covid-19.
No começo do ano, Portugal foi o país a registrar o maior número casos de covid-19 no mundo para cada um milhão de habitantes. Com a determinação de medidas rígidas para evitar a circulação de pessoas, o país vive uma desaceleração das infecções e o número de mortes em 24 horas caiu drasticamente. De ontem para hoje, foram registradas 25 mortes em Portugal. No fim de janeiro, o número de mortes diárias chegou a 303. Desde o início da pandemia, o país registrou 810 mil casos e 16.540 mortes pelo novo coronavírus.