O WebSummit 2023, maior evento de tecnologia do mundo que realizou-se em
Lisboa entre os dias 13 e 16 de novembro, contou com diversas ações de
aproximação do mercado empresarial internacional. Uma destas iniciativas
aconteceu no dia 15 em Cascais, quando o escritório europeu da Fundação
Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX Europa) realizou uma ação
no âmbito do apoio à missão da Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (ApexBrasil) especificamente para o evento na
capital portuguesa.
Trata-se do “Matchmaking Day”, que teve lugar com o apoio da Câmara
Municipal de Cascais e da DNA Cascais, e que foi dedicado às StartUps
brasileiras que tiveram a oportunidade de se reunir com potenciais parceiros e
clientes para o desenvolvimento de negócios no mercado europeu e na
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Cristiano Jardim, diretor da Funcex Europa em Cascais, destacou que “o
município de Cascais demonstrou entusiasmo para colaborar com a Fundação
na realização desse evento, disponibilizando as instalações da DNA Cascais,
que é um centro de promoção da criatividade, da inovação e do
empreendedorismo”.
Segundo apurámos, para esta dinâmica empresarial foram convidados a
Associação Empresarial de Cascais, as Secretarias de Saúde e de Educação
do Município de Cascais, a NOVA Medical School – Faculdade de Ciências
Médicas, a Câmara de Comércio da Região das Beiras (CCRB), a
Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
(CE-CPLP) e o fundo de investimento de capital de risco M4 Ventures.
Em declarações à nossa reportagem, Higor Ferro Esteves, diretor geral da
Funcex Europa, confirmou que o objetivo da Fundação é “apoiar, cada vez
mais e melhor, o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro, em especial
a partir de Portugal para toda a Europa e para os países da CPLP”.
“Esta ação empresarial foi criada de forma estratégica pela Funcex Europa,
especialmente para que as Startups brasileiras pudessem ter contacto efetivo
com o tecido empresarial português, num momento dedicado a negócios e
networking empresarial”, mencionou Higor Ferro Esteves.
“No WebSummit há, basicamente, startups, investidores e os players do mundo
tecnológico. As empresas consolidadas, órgãos públicos, universidades e o
empresariado em geral não participam no evento, portanto, nada mais
interessante do que levar as startups ao encontro desses agentes num
ambiente em que pudessem ter um momento dedicado ao networking e à troca
de conhecimento mercadológico”, frisou Bruno Gutman, diretor da Funcex
Europa responsável pelo Norte de Portugal.
Ígor Lopes