De 14 a 16 de junho, a Global Exploration Summit (GLEX Summit) está de volta a Portugal. A quarta edição da cimeira que reúne a maior comunidade de exploradores e cientistas de todo o mundo regressa aos Açores, pelo segundo ano consecutivo, mas com a estreia da ilha Terceira como o palco da iniciativa.
Organizada pela Expanding World, com a chancela e curadoria da prestigiada agremiação de líderes da exploração do planeta, o The Explorers Club of New York, a GLEX Summit volta a realizar-se em Portugal e com uma importante novidade.
A ilha Terceira vai ser o palco da maior cimeira de exploradores do mundo. A quarta edição realiza-se entre os dias 14 e 16 de junho e Richard Garriott, presidente do The Explorers Club, justifica a localização: “Não há melhor local para descobrir o que se seguirá na exploração, do que uma ilha que já foi um espaço vazio no mapa, até exploradores corajosos a encontrarem. Esse esforço de preencher espaços vazios em mapas está presente na história dos Açores e na empreitada dos navegadores portugueses. Da travessia do Atlântico, à travessia das estrelas, estamos no limiar de uma nova época dourada da exploração”.
O Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo será o palco onde a elite mundial de exploradores e cientistas partilhará com o público as descobertas mais recentes, as tecnologias mais inovadoras e as novas e futuras missões que prometem revolucionar o futuro do Espaço, dos Oceanos e do Planeta.
A edição deste ano soma outra novidade. O Space, Ocean and Earth Insights (SOE’23) integra a programação da GLEX Summit, revelando novas perspectivas e importantes conclusões dos mais recentes projetos científicos neste domínio, que impulsionarão a discussão do futuro da exploração. Este é o resultado de uma parceria entre os organizadores da GLEX Summit (The Explorers Club e Expanding World), o INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, e o Programa UT Austin Portugal, uma bem-sucedida parceria entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Universidade do Texas, em Austin, no âmbito da ciência e tecnologia, que já vigora há 15 anos. O programa coordenado pelo INESC TEC tem promovido a colaboração entre universidades, institutos de investigação, empresas portuguesas e a Universidade do Texas e promove a difusão do conhecimento em áreas emergentes da Ciência e Tecnologia, através do apoio à investigação, formação avançada, transferência de tecnologia e inovação.
Sublinhe-se que, através da pioneira plataforma TEC4SEA, o INESC TEC é uma instituição portuguesa de referência mundial em tecnologias e soluções de I&D que dão resposta aos desafios do mar, mas também na capacitação da Economia do Mar, através de abordagens sustentáveis para explorar os recursos oceânicos vivos e não-vivos.
Por outro lado, pela partilha de objetivos e valores, a GLEX Summit também estabeleceu parcerias e uniu sinergias com duas entidades locais: o TERINOV, o Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira e a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo.
Manuel Vaz, o mentor da GLEX Summit e fundador da Expanding World, afirma: “É uma enorme satisfação para a Expanding World continuar a assegurar a organização da maior cimeira de exploradores do mundo, em Portugal, através desta parceria única com o The Explorers Club. Este ano, o palco será a Terceira, uma ilha que se destaca pela sua importância histórica com mais de 500 anos, e uma crescente importância geoestratégica no centro do Atlântico.”
Por outro lado, Manuel Vaz sublinha o facto da “edição de 2023 reafirmar a importância estratégica deste encontro para Portugal, procurando elevar o posicionamento do país na discussão, quer nos oceanos e conservação da natureza, quer na cooperação do futuro da exploração espacial e no desígnio da economia das novas fronteiras”.
Os bilhetes para a GLEX Summit ficarão disponíveis a partir de 28 de março, no website oficial do evento, em https://www.glexsummit.com/.
A edição de 2022 pode ser recordada neste vídeo: https://youtu.be/2oE483Ie750.
Sobre a GLEX Summit:
A Global Exploration Summit (GLEX Summit) foi criada no âmbito da celebração do quinto centenário da primeira circum-navegação do mundo, comandada por Fernão de Magalhães. Em 2019, na edição de estreia, a organização e o painel de oradores assinaram a Declaração de Lisboa, firmando o compromisso com a exploração fundamentada na procura de conhecimento científico para o progresso da humanidade e de toda a vida na Terra e no universo.
Em apenas três edições, a GLEX Summit tornou-se a maior cimeira de exploradores à escala global, ao conseguir reunir um notável leque de oradores nas áreas da conservação da natureza, oceanos, Terra e Espaço, de que são exemplo lendas vivas da exploração e investigação como James Garvin, Brian Cox, Beverly e Dereck Joubert, Fabien Cousteau, Sian Proctor, Sylvia Earle, entre muitos outros. As dezenas de palestras conduziram os espectadores a uma viagem por descobertas vanguardistas, tendo sido apresentadas importantes missões científicas e tecnologias de ponta que têm impulsionado a Humanidade para novas fronteiras do conhecimento.
Por outro lado, a cimeira tem posicionado Portugal enquanto destino de boas práticas na conservação dos oceanos, na produção e partilha científica, assim como destino referência de inclusão e diversidade.
GLEX Summit no Discovery+
Algumas das palestras da GLEX chegam ao Discovery+, a plataforma de streaming da Warner Bros. Discovery, com mais de 25 milhões de subscritores nos EUA. Os episódios da terceira temporada da série destacam algumas das missões científicas e descobertas apresentadas na GLEX Summit, como os vulcões ativos no universo, a primeira Estação Espacial Comercial e os desafios e avanços da medicina espacial.
Certificação sustentável
A GLEX é um evento eco-responsável, com a certificação da gestão sustentável de eventos pela norma ISO 20121. Esta certificação foi atribuída à Expanding World pelo esforço empreendido em conjunto com o The Explorers Club de implementação de um sistema de gestão sustentável da cimeira.