De acordo com o empreiteiro português e dono da empresa “Inversil”, Márcio Inverneiro, a falta de mão de obra local abre oportunidades para brasileiros, mas falta qualificação
Os brasileiros são um dos principais imigrantes que vão para Portugal à procura de novas oportunidades e empregos, no entanto, apesar da disponibilidade e grande número de vagas, a sua inserção no mercado de trabalho enfrenta um grande desafio: A falta de qualificação.
De acordo com o empreiteiro português e dono da empresa “Inversil”, Márcio Inverneiro, as empresas do setor têm preferência, entre trabalhadores estrangeiros, por brasileiros, mas muitas vezes as contratações não ocorrem por falta da qualificação adequada.
“Trabalhadores portugueses estão cada vez mais raros devido à política interna no país, ou à saída para trabalhar em países que pagam mais, ou simplesmente não trabalham neste ramo. Já entre os estrangeiros, africanos, venezuelanos, indianos e brasileiros que são os que mais procuram serviço no país, a preferência é pelos brasileiros. Mas mesmo assim, existem várias reclamações sobre a mão de obra brasileira”.
“Os brasileiros costumam ser melhores no trabalho e ter um melhor conhecimento em construção, mas nos últimos tempos os brasileiros que estão vindo não demonstram esse conhecimento e parece que não têm experiência com construção no país” Aponta Márcio Inverneiro.
“Cada vez mais precisamos de empresas de RH no Brasil que possam filtrar os melhores profissionais para as construtoras portuguesas, pois há bastante demanda”.
—Sobre Márcio Inverneiro
Empreiteiro português, fundador e gestor da empresa ‘Inversil – Construção e Engenharia Civil’, LDA.