A cada ano surgem mais estrangeiros interessados em comprar casa em Portugal. O que não é nenhuma surpresa, visto que o país tem um mercado imobiliário dinâmico, ascendente e estável, tornando-se um dos melhores tipos de investimento no país. Além, é claro, de um ótimo local para se viver.
Para brasileiros, trata-se de um alvo constante. Os países têm um forte vínculo e compartilham, inclusive, o mesmo idioma. No entanto, comprar imóveis em Portugal traz alguns desafios, principalmente por se tratar de outro país.
Processos como pesquisa de imóvel, questões jurídicas e contábeis, taxas e impostos, negociação e administração de casas são itens que exigem todo o cuidado.
Se você está pensando em comprar uma casa em Portugal, mas tem dúvidas sobre como funciona a dinâmica do mercado, este artigo é para você. Vamos explicar como funciona todo o processo e documentação necessária para adquirir uma casa em Portugal, e compilamos todas as informações úteis e necessárias sobre o tema.
Acompanhe a leitura até o final e entenda o porquê comprar, onde procurar, e por fim, quais as opções de financiamento para conseguir o seu imóvel. Confira!
• Quais as vantagens de comprar casa em Portugal?
• Como funciona o mercado imobiliário português?
• Comprar casa em Portugal: Quanto custa?
• Como procurar por imóveis no país português?
• Onde comprar casa em Portugal?
• Como funciona o financiamento de uma casa em Portugal?
• Passo a passo: Como um brasileiro pode comprar casa em Portugal?
E então? Vale a pena comprar casa em Portugal?
Brasileiros comprando casa na Europa
É cada vez maior o número de brasileiros que decidem trocar o Brasil por Portugal. Considerado um dos países mais seguros do mundo e com ótima qualidade de vida, Portugal oferece ainda muitos benefícios migratórios e pouca burocracia para quem pretende empreender e investir no país.
Além disso, como Portugal ocupa a quarta posição na lista de países mais seguros do mundo, um dos principais motivos que os brasileiros escolhem viver aqui é a segurança.
Todas estas vantagens fizeram do brasileiro o segundo maior comprador estrangeiro de imóveis em Portugal, atrás apenas dos franceses – por enquanto. Nas duas maiores e mais importantes cidades portuguesas, Lisboa e Porto, os brasileiros já são os líderes absolutos na compra de casas e apartamentos.
Os brasileiros estão também na dianteira quando o assunto é a compra de imóveis de luxo em Portugal (acima de 1.000.000 de euros).
Portanto, vale a pena investir em imóveis aqui, e é o que muitas famílias brasileiras têm feito nos últimos anos.
Fonte: Global Citizen Solutions