Os podcasts têm conquistado cada vez mais espaço no cenário do entretenimento e informação, com milhões de ouvintes em todo o mundo, ter um podcast de sucesso pode ser uma oportunidade única para compartilhar conhecimento, criar conexões e monetizar o seu conteúdo.
Mas para ter sucesso em um ramo crescente como esse é preciso ter alguns cuidados importantes, segundo Victor Assis, CEO e empresário do Podpah, a base de tudo é um bom conceito para o programa.
“Hoje em dia existem milhares de podcasts que tratam dos mais diversos temas, mas o que faz um podcast ter sucesso é saber exatamente a proposta do programa, com quem você vai falar, quais perfis de convidados levar, quais temas abordar, a linguagem que será usada, entre outros”.
Como fazer um podcast de sucesso?
1. Defina seu público-alvo e nicho: “Antes de iniciar seu podcast, é importante ter clareza sobre quem é seu público-alvo e qual é o nicho que você deseja abordar, escolha um tema específico que seja de seu interesse e que também seja relevante para seu público. Isso ajuda a atrair ouvintes mais segmentados e interessados no que você tem a oferecer” Explica Victor Assis.
2. Invista em qualidade de áudio e vídeo: “A qualidade do áudio e vídeo é um fator fundamental para o sucesso de um podcast, certifique-se de utilizar equipamentos adequados, como um bom microfone, uma boa câmera, tenha cuidado com a iluminação do ambiente, fotografia e garanta um ambiente silencioso para gravar, ter esses cuidados é essencial para ter um conteúdo de qualidade, que é um dos pilares do Podpah”.
3. Crie um cronograma consistente: “Estabeleça uma frequência de lançamento dos episódios e mantenha-se consistente, isso é essencial para gerar expectativa nos ouvintes e construir um relacionamento, seja semanal, quinzenal ou mensal, defina uma periodicidade que seja viável para você e se mantenha comprometido com o cronograma”. Pontua Victor Assis.
4. Promova seu podcast: “Não basta apenas criar um ótimo conteúdo, é preciso promovê-lo, para isso utilize as redes sociais, seu site ou blog, tráfego pago e outras estratégias de divulgação para alcançar seu público-alvo, em especial quando se está começando, é importante divulgar seu podcast para o máximo de pessoas do seu público”. Afirma.
5. Interaja com seus ouvintes: “O engajamento com os ouvintes é fundamental para o sucesso de um podcast, incentive sempre a interação e ouça feedbacks, responda às perguntas dos ouvintes e crie um senso de pertencimento, isso ajudará a construir uma base de fãs fiéis e a atrair novos ouvintes” Explica Victor Assis.
—
Sobre Victor Assis
Victor Assis tem vasta experiência em marketing e branding de grandes empresas como Bradesco e Adidas, além disso, esteve envolvido nos projetos que circundaram os principais lançamentos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014.
No esporte, o especialista já foi gestor de Branding do Palmeiras e, atualmente, é diretor executivo e sócio do podcast de maior sucesso nacional: o ‘Podpah’, além de ser empresário do youtuber e influenciador digital Júlio Cocielo. Quanto à formação, Assis passou pelos moldes da Universidade Anhembi Morumbi, pelo curso de gestão de equipe da St. Martin University of the Arts de Londres e do curso de branding da ESPM.