O primeiro-ministro António Costa informou que não haverá uma reformulação completa de sua equipe de governo. Apenas está confirmada a saída da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, que voltará à carreira diplomática.
Em entrevista ao jornal “Expresso”, Costa revelou que “continua a ser totalmente justificável a atual estrutura [do Governo], porque o esforço que vai implicar a execução do Plano de Recuperação e Resiliência, mais o Portugal 2030, mais a execução do programa do Governo, não aconselham a qualquer mudança na estrutura, pelo contrário”, dada a necessidade de os ministros se concentrarem na aplicação dos fundos.
Sobre a saída de Ana Paula Zacarias, ele disse: “Tenho muita pena. Foi uma excecional secretária de Estado dos Assuntos Europeus, peça fundamental da nossa presidência, mas é uma diplomata de mão-cheia, é legítimo que queira concluir a sua carreira diplomática”, sustentou. A saída dela está prevista para setembro.
Na entrevista, ele também falou sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Portugal 2030. “O que o país pede é que prossigamos o trabalho que temos vindo a fazer de combater a pandemia, que se concentre em apoiar este esforço extraordinário que as empresas e os trabalhadores têm feito para enfrentarmos a crise económica. Temos de nos concentrar nisso e não com casos e casinhos”, disse.