Três estudantes da Escola Secundária Homem Cristo, em Aveiro, ganharam esta sexta-feira o primeiro prémio do Concurso de Inovação em Ciência e Tecnologia para Adolescentes na China na categoria de projectos internacionais.
Inês Lourenço, Jessica Valente e Maria João Marcelino, alunas do 12º ano, desenvolveram nos últimos meses o projecto “Mercúrio na ria de Aveiro: quais os impactos e possíveis soluções?”, uma investigação na área da biologia. Tendo como base a utilização de cascas de alguns frutos secos, em particular do amendoim, as alunas quiseram perceber se estes resíduos eram capazes de absorver, ainda que em pequenas quantidades, o mercúrio presente na ria de Aveiro.
A ideia inicial surgiu de outro estudo da Universidade de Aveiro que foi divulgado em 2017 e que dava conta da detecção de níveis elevados de mercúrio em parturientes da região, acima dos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde, e que podiam afectar não só a saúde de adultos, mas principalmente a dos bebés.
As estudantes já tinham participado na 13.ª edição da Mostra Nacional de Ciência que decorreu no fim de Maio na Alfândega do Porto. Ao vencerem o terceiro lugar deste concurso, puderam participar em várias competições para jovens cientistas que já aconteceram ou vão ainda acontecer até 2020. O projecto recebeu ainda no CASTIC dois outros galardões: o Prémio Especial Gao Shiqi e o Prémio Especial de Inovação em Ciência e Tecnologia da Universidade de Macau.