Pesquisadores do Instituto Pasteur, de Laos, país que faz fronteira com o sul da China, descobriram um novo coronavírus em morcegos capaz de infectar humanos. Essa descoberta de um vírus parecido com o que transmite a covid-19 assusta o mundo. Ele foi descoberto justamente durante uma pesquisa para tentar desvendar a origem do Sars-Cov-2, que se transformou na pior pandemia dos últimos tempos.
Mas um novo coronavírus, parecido com o que tem contaminado tanta gente, hoje em dia, não é notícia que deva causar pânico. Isso porque os coronavírus são muito comuns na natureza e podem ser encontrados em diversos animais, como morcegos, felinos, suínos e até mesmo seres humanos. A maioria deles quando infecta uma pessoa traz sintomas de gripe, que não são graves e não oferecem tantos riscos à saúde. É o que explica o professor Bergman Morais, do departamento de Biologia da Universidade de Brasília.
Bergman Morais destaca ainda que encontrar um vírus parecido com o Sars-Cov-2 na natureza, que seja capaz de infectar humanos, demonstra que a origem dessa pandemia está mesmo na mutação genética desses microorganismos e na disseminação descontrolada que houve nesse caso.
A pesquisa feita pelo Instituto Pasteur, que descobriu esse novo coronavírus, foi feita em parceria com a Universidade Nacional de Laos, durante missão, entre o final de 2020 e o início deste ano, no norte do país, com diferentes espécies de morcegos que vivem em cavernas de calcário.
Fonte: Agência Brasil