Muita gente tem dúvidas sobre como a redução de impostos afeta ou não o aumento da inflação. Para explicar tudo sobre o assunto, o conselheiro de empresas, empresário e escritor, Lucas Battistoni, que tem vasta experiência no ramo dos negócios, explicou: no curto prazo, sim, mas de maneira geral, não é o que acontece.
Recentemente, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também demonstrou ter a mesma opinião que Lucas. Ele afirmou que reduzir impostos pode permitir uma queda nos preços no curto prazo, mas “estruturalmente” não ajuda no combate à inflação.
“No curto prazo a redução de impostos pode favorecer a redução da inflação sim, de certa forma. Porque se reduzirem a carga tributária, os preços acabarão baixando e quem vai pagar essa conta no fundo é a União. Então, no curto prazo, pode dar uma melhorada, mas em um médio prazo não muda muito. Isso porque os preços são uma questão de mercado, de oferta e demanda”, explicou.
Battistoni deu um exemplo de fácil entendimento: “se o barril do petróleo, por exemplo, está caríssimo no mundo inteiro, não é a redução de imposto que vai resolver o problema. Na verdade, vai só ficar custando aos cofres públicos o tempo que o governo quiser ou conseguir manter essa decisão.”
Como empresário do setor, Lucas falou sobre o que implicaria para ele e seus negócios esse congelamento dos preços da cesta básica.
“Isso para mim é fatal. Desastre. A história já mostrou isso. Todos os países que fizeram isso, como a Venezuela ou Argentina, empurraram o problema mais para frente.
Primeiro que o preço aumenta porque o custo aumenta, então se o preço de venda vai ser congelado e os custos aumentam pro produtor, ele pra de produzir, porque não vale mais a pena produzir. Então, se tem menos produtores, tem menos produto sendo produzido e ofertado. Se tem menos produto sendo ofertado, tem menos produto no mercado, o que vai gerar um problema de abastecimento. As pessoas vão querer e não vai ter o produto, ou ele vai ter que aumentar de preço mais pra frente. Então, no fundo é só empurrar um problema com a barriga”, ponderou.
Por fim, o profissional revelou que conversa com outros empresários e que todos eles tem a mesma visão. “Está todo mundo muito preocupado achando que vai vir uma inflação muito maior e que essas medidas populistas/eleitoreiras só vão empurrar o problema com a barriga e agravar ele muito quando esse problema chegar”, finalizou.
Sobre Lucas Battistoni
Lucas Battistoni atua no mercado de vendas diretas e é uma das maiores referências Latino-americanas de marketing relacionamento / canal. Formado em Administração na Alemanha e especializado em finanças, decidiu deixar o emprego no mercado financeiro e empreender buscando construir liberdade e independência financeira, a qual conquistou aos 25 anos.
Tornou-se especialista no desenvolvimento e formação de líderes de alta performance, já visitou mais de 50 países, muitos deles dando treinamentos e palestras ensinando pessoas a empreenderem do zero e a construírem a mentalidade correta para gerar resultados.
É autor de 2 livros sobre o tema, o mais recente deles o Best Seller, “SÓ VAI, SABEDORIA PARA SER LIVRE” lançado pela editoria Buzz.
Atualmente além de uma equipe de vendas com mais de 100.000 representantes e faturamento anual acima de 500 milhões, Lucas é sócio da We Invest, fundo multimercado e da Futurum, venture builder especializado em desenvolvimento de Startups.