O Facebook tem um novo logotipo. A nova identidade visual do Facebook mostra o nome da empresa com uma tipografia personalizada, em letras maiúsculas e com um maior espaçamento entre caracteres.
A plataforma apresentou o novo logotipo na segunda-feira. O novo logotipo (em letras maiúsculas e com um maior espaçamento entre caracteres) não será usado na rede social, que mantém o nome em letras minúsculas sobre fundo azul, mas noutras aplicações como o WhatsApp, o Instagram ou o Messenger.
O objetivo é tornar claro ao utilizador que todos estes serviços pertencem à empresa criada por Mark Zuckerberg. No fundo, a empresa Facebook, detentora da rede social que também se chama Facebook, quer evitar a confusão entre ambas mas, em vez de mudar o seu nome, como o Google fez com a Alphabet, mudou o seu logótipo.
“As pessoas devem saber quais as empresas que fazem os produtos que usam”, disse o diretor de marketing Antonio Lucio em comunicado, acrescentando que a introdução de um novo logotipo da empresa vem diferenciar “ainda mais a empresa Facebook da aplicação Facebook, que manterá o seu próprio nome” e aspeto gráfico.
“Em junho começamos a incluir ‘do Facebook’ em todos as nossas aplicações. Nas próximas semanas, começaremos a usar a nova marca nos nossos produtos e materiais de marketing, incluindo um novo site da empresa“, adiantou ainda.
De acordo com a Visão, o número de plataformas detidas pela empresa Facebook foi crescendo ao longo dos últimos 15 anos, como é o caso do Instagram e do WhatsApp, além de outras que possuem uma participação de mercado muito menor ou ainda não foram lançadas.