Esta quinta-feira, a Santa Casa da Misericórdia de Penafiel celebrou o 510.º aniversário. Apesar da tradição, a instituição está a olhar para o futuro com diversos projectos em vista.
A Santa Casa está a receber sete novos irmãos. A cerimónia de admissão e o juramento foi presidida por Armando Esteves Domingues, um dos bispos da Diocese do Porto, na Igreja da Misericórdia.
Para Armando Esteves Domingues, a Santa Casa ajudar a alcançar o modelo de felicidade proposto pelo pontificado do papa Francisco, e por este motivo agradeceu a todos os que contribuem para a manutenção da mesma. São 220 as famílias que integram um programa da Santa Casa em parceria com a Segurança Social que lhes atribui um Rendimento Social de Inserção.
Olhar para o futuro
Para o futuro, Júlio Mesquita, provedor da instituição, aponta a unificação das quatro cozinhas como e a reconstrução de prédios destinados a renda acessível, localizados junto à Igreja Matriz, com a possibilidade de o pontapé de saída dessa reconstrução acontecer já para o ano.