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Novos Radares em Portugal: Um Passo Importante para a Segurança Rodoviária

Redação O Tablóide Por Redação O Tablóide
2 de setembro de 2024
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Novos Radares em Portugal: Um Passo Importante para a Segurança Rodoviária
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A partir do próximo domingo, Portugal passará a contar com uma nova rede de radares de controle de velocidade, marcando um avanço significativo no esforço para melhorar a segurança nas estradas. Com a instalação de 37 novos radares, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) pretende intensificar a fiscalização e reduzir a sinistralidade em áreas críticas.

Entre as novas adições, 12 radares terão a capacidade de medir a velocidade média entre dois pontos, uma inovação que visa promover uma condução mais responsável ao longo de trechos mais extensos. Estes radares exigem que os motoristas mantenham uma velocidade dentro dos limites permitidos ao longo de vários quilómetros, ao invés de apenas em um ponto específico. Além disso, esses dispositivos são capazes de monitorar múltiplos veículos ao mesmo tempo, mesmo quando eles estão circulando em filas próximas ou lado a lado.

A ANSR destaca que os novos radares foram estrategicamente localizados em áreas onde a sinistralidade é uma preocupação significativa. Locais como a A1 perto da Mealhada e Santarém, a A3 nas imediações de Braga e Trofa, e o IC19 próximo a Sintra foram selecionados com base em dados de acidentes e necessidade de uma supervisão mais intensa.

Além dos radares de velocidade média, também foram instalados novos radares de velocidade instantânea, que medem a velocidade dos veículos em tempo real. Este tipo de radar complementa o sistema existente e é fundamental para a aplicação imediata das leis de trânsito.

A expansão do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) inclui também a instalação de 25 equipamentos adicionais em fases subsequentes, o que dobrará a capacidade do sistema para um total de 123 locais com radares. Este investimento de 6,2 milhões de euros visa cobrir uma ampla gama de estradas, com a maioria dos novos radares posicionados fora das autoestradas, em estradas nacionais e Itinerários Principais e Complementares, que são responsáveis por 47% dos acidentes fatais.

Aqui estão os locais onde os novos radares de velocidade média e instantânea estarão instalados:

Radares de Velocidade Média

  • A1 (Mealhada/Anadia): 217,4 km (inicial) – 211,9 km (final)
  • A1 (Santarém): 65,1 km – 59,9 km
  • A25 (Águeda): 42,4 km a 37,6 km
  • A3 (Braga): 38,0 km – 40,7 km
  • A3 (Trofa): 16,9 km – 15,9 km
  • A42 (Paços de Ferreira): 9,1 km – 7 km
  • IC2 (Loures): 9,7 km – 8,2 km
  • IC19 (Sintra): 8,1 km – 9,1 km
  • EN10 (Vila Franca de Xira): 110,7 km – 115,4 km
  • EN10 (Montijo): 75,7 km – 79,2 km
  • EN109 (Figueira da Foz): 100,7 km – 103 km
  • EN211 (Marco de Canaveses/Penafiel): 1,3 km – 5,7 km

Radares de Velocidade Instantânea

  • A1 (Vila Nova de Gaia): 292,3 km (Sul-Norte) – 292,9 km (Norte-Sul)
  • A2 (Albufeira): 233,1 km
  • A7 (Guimarães): 33,2 km – 33,6 km
  • A44 (Vila Nova de Gaia): 4,48 km
  • IP7 (Lisboa): 3,3 km
  • IC2 (Águeda): 238,9 km
  • IC2 (Coimbra): 183,2 km
  • IC17 (Loures): 19,1 km
  • EN5 (Montijo): 5,9 km
  • EN14 (Maia): 6,1 km
  • EN18 (Belmonte): 19,6 km
  • EN101 (Guimarães): 110,7 km
  • EN103 (Barcelos): 22,9 km
  • EN105 (Santo Tirso): 20,0 km
  • EN109 (Figueira da Foz): 110,4 km
  • EN119 (Benavente): 27,9 km
  • EN125-10 (Faro): 1,4 km
  • EN206 (Fafe): 46,0 km
  • EN234 (Nelas): 88,6 km
  • EN251 (Coruche): 39,2 km
  • EN252 (Palmela): 5,2 km – 9,0 km
  • EN260 (Beja): 13,4 km

Este aumento na fiscalização visa garantir a segurança nas estradas e reduzir o número de acidentes, promovendo um trânsito mais seguro para todos os condutores.

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