O banco BPI fez chegar a público as suas últimas previsões para economia portuguesa para 2020 e 2021, O banco fez uma estimativa e acredita que a economia portuguesa vai sofrer uma contração de 3,4% este ano. Antes de começar o surto da covid-19 todas as previsões projetavam um crescimento de 1,7%.
“Admitimos que algum impacto já ocorrerá no primeiro trimestre, com uma queda da atividade face ao trimestre anterior (devido à paragem súbita nas últimas semanas de março), mas ainda um cresci a mento homólogo ligeiro”, pode ler-se na declaração.
“Na nossa análise admitimos que alguns setores estarão parados ou serão seriamente afetados (peso de cerca de 20% do Valor Acrescentado Bruto), por exemplo os relacionados com o turismo (alojamento e restauração), atividades culturais, transportes, entre outras; outros terão a sua atividade limitada por força das medidas de mitigação, do isolamento voluntário e das medidas de quarentena (em conjunto, peso de cerca de 40% no VAB), por exemplo, a maior parte do setor industrial, construção e atividades imobiliárias”, declara a instituição bancária.