Os habitantes dos distritos de Castelo Branco e Portalegre estão a partilhar nas redes sociais imagens alarmantes que mostram os Rio Tejo e do Rio Sever a secar na fronteira com Espanha. As imagens e vídeos são espantosas e mostram a bacia dos rios seca. A situação de seca é a mais severa em anos. E a culpa pode ser de Espanha.
Embora tanto Portugal como Espanha neguem ter culpa pela seca do rio Tejo na localidade, as consequências já se fazem sentir. Os efeitos na flora e fauna podem ser irreversíveis e a economia destas regiões pode se deteriorar ainda mais, nesta região que é a mais pobre do país.
O jornal espanhol El Confidencial fez uma publicação onde revela que “Espanha fez algo sem precedentes este ano”. Segundo o jornal, como o rio Tejo nasce em solo espanhol e só depois entra em Portugal, o país vizinho “reteve, de forma premeditada, grande parte do fluxo do Tejo que deve ser transferido para Portugal” . Contudo, a Confederação Hidrográfica do Tejo (CHT) espanhola referiu que “cumpriu rigorosamente todas as obrigações semanais, trimestrais e anuais decorrentes do Contrato para o ano hidrológico 2018-2019”.
Já a Agência Portuguesa do Meio Ambiente afirma que a CHT alcançou o mínimo e diz que o baixo nível de água nos rios Tejo se deve a “descargas extraordinárias na barragem de Cedillo, mas acrescenta que no final de agosto de 2019, Espanha ainda tinha de entregar 440 hm³ para atingir, antes de 30 de setembro, o volume anual completo estabelecido pelo menos na Convenção de Albufeira”.