A República Democrática do Congo recebeu hoje as primeiras 100 mil doses da vacina contra a varíola dos macacos, enviadas pela União Europeia, com outro lote de igual número previsto para os próximos dias. A Comissão Europeia anunciou que as vacinas fazem parte de um total de 215 mil doses adquiridas pela União Europeia para auxiliar países africanos mais afetados pelo surto de mpox.
Além disso, outros 315 mil imunizantes serão fornecidos por diversos países europeus, incluindo Portugal, Espanha, Alemanha, França e Polónia, com a possibilidade de outros membros da UE participarem nesse esforço. As vacinas serão distribuídas pelo Centro para Prevenção e Controlo de Doenças de África.
Durante uma audição no Parlamento Europeu, a diretora do ECDC, Pamela Rendi-Wagner, garantiu que o risco para a população da União Europeia é baixo, destacando que o mpox não tem o mesmo potencial de propagação que a covid-19. Ela também ressaltou que, ao contrário da situação com o SARS-CoV-2, já existe uma vacina eficaz contra a mpox.