Toda a gente já ouviu falar, mas pouca gente sabe o que de fato é a gengivite. Trata-se de uma inflamação da gengiva e normalmente é fácil de ser tratada.
De acordo com o cirurgião-dentista, Dr. Ajuz, a principal causa da doença é a placa bacteriana – uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.
Conforme o dentista, se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas que irritam a mucosa da gengiva podendo causar doenças como a gengivite.
“É por isso que reforçamos sempre o uso do fio dental após todas as escovações. A placa precisa ser removida pela saúde oral como um todo. Precisamos entender que nossos dentes são mais do que estética, são saúde”, disse.
No início da doença gengival, os danos podem ser revertidos, já que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos.
“Se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e suas estruturas. Por isso, visite o dentista regularmente e procure sempre manter os dentes limpos e toda a boca bem cuidada”, finalizou.
Sobre o Dr. Ajuz
Professor Dr. Ajuz é cirurgião dentista, especialista em endodontia, Mestre em implantodontia e membro da Academia Internacional de Estética Facial. É CEO, cofundador e Professor da Harmonize School Clinic – Procedimentos Estéticos, uma instituição de ensino e pesquisa, localizada em Porto (Portugal), que já formou mais de +5.000 profissionais para atuar no segmento de procedimentos estéticos. Em decorrência da sua atuação pioneira em harmonização facial, recebeu o título de ‘acadêmico imortal’ pela Academia Brasileira de Odontologia.