O Dezembro Laranja é o mês para chamar a atenção para a prevenção e cuidados com a pele, já que o cancro de pele é um dos mais comuns no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 60% da população se expõe ao sol sem qualquer proteção.
Já conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano surgem 185 mil novos casos de câncer de pele no Brasil, doença que responde por 33% de todos os diagnósticos dessa doença no país.
Conforme a médica dermatologista Clessya Rocha, o cancro, quando descoberto no início, tem 90% de chances de cura. No entanto, é necessário o tratamento correto e o acompanhamento especializado.
A exposição excessiva ao sol é a principal causa do câncer de pele, doença que é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele.
De acordo com a médica, os cuidados devem ser durante toda a vida. “Desde a pele dos bebés até a dos adultos, nós precisamos entender que o filtro solar é nada mais, nada menos que essencial”, disse.
Além disso, segundo a profissional de saúde, a utilização de roupas e acessórios, como bonés e chapéus, associada ao uso do protetor solar, ajudam na proteção da pele.
“Filtro solar, consultas preventivas, uso de acessórios e cuidados ao se expor ao sol são essenciais para que possamos combater o crescimento no número de casos de cancro de pele no nosso país”, finalizou.
Sobre Clessya Rocha
Clessya Rocha é uma médica formada pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Atualmente é professora de Dermatologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e doutoranda na Universidade de São Paulo (USP). Clessya também é Speaker em fios PDO e preenchimento com ácido hialurônico além de ser Palestrante nacional.
Registros: CRM 18982 / RQE 12458