A SIC informou nessa quarta-feira que foram detectados os dois primeiros casos da nova variante brasileira do coronavírus em Portugal. A confirmação vem após duas semanas em que os todos os voos entre os dois países foram suspensos.
A emissora informou ainda que ambos os casos da variante brasileira foram detectados na região de Lisboa e já tinham sido notificados às autoridades de saúde pela Unilabs, fornecedora privada de diagnósticos que promove a maioria dos testes de coronavírus em Portugal.
O Instituto Ricardo Jorge vai analisar as amostras da Unilab. A nova variante brasileira do coronavírus SARS-CoV-2 foi encontrada pela primeira vez no Japão a partir de viajantes que tinham saído de Manaus (capital do Amazonas). A mutação, denominada P.1, foi detectada em um caso de reinfecção.
Essa mutação já foi encontrada em outros países. Na última terça-feira, por exemplo, a Suíça confirmou os primeiros casos dessa nova variante do vírus. No dia anterior, a Argentina também registrou os primeiros casos.