Aconteceu no passado dia 8 em Amarante, mais concretamente na Quinta do Outeiro o evento ” 2 Pratos de Conversa”.
A mesa era composta por José Cesário (coordenador Nacional do PSD para as comunidades portuguesas, Ex Secretário de Estado das Comunidades Portuguesa e Ex deputado eleito pelo círculo de fora da Europa); Aristides Gomes, Ex primeiro-ministro da Guiné-Bissau; Fernando Ruas, Presidente da câmara municipal de Viseu; Jorge Ricardo, vice-Presidente da Câmara de Amarante e Pedro Cunha, presidente da Assembleia Municipal de Amarante; a presidente da câmara de comércio da região das Beiras Ana Correia e muitos outros nomes que fizeram deste encontro um momento gratificante.
Durante a partilha de experiências inevitavelmente surgiram questões sobre a imigração e sobre o regresso de lusodescendentes a Portugal que esbarram com as dificuldades burocráticas que muitas vezes os levam a desistir dos seus projetos. Tanto investimentos económicos como de carreira profissional. Inclusive foi levantada a questão da dificuldade de reconhecimento de diplomas académicos por parte das universidades portuguesas.
Pedro Cunha chegou mesmo a referir que este trabalho de aceitação e integração tem que ser feito em todos os setores da sociedade para atenuar todos esses estigmas.