Enfim os presidentes do Brasil e de Portugal se encontraram. No início da tarde desta segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa esteve no Palácio da Alvorada, em Brasília, para uma reunião com Jair Bolsonaro. A estimativa do líder português é que o encontro sirva para “construir melhores pontes” entre os dois países.
Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, dentre outros. Já a comitiva portuguesa teve também a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, e o embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos.
Para o presidente português, o encontro servirá para tratar das relações de cooperação entre os dois países, nomeadamente a nível económico, bem como a participação de Portugal nas comemorações dos 200 anos da independência do Brasil, que serão celebradas em 2022.
Além disso, a possibilidade de um acordo para o reconhecimento recíproco das vacinas contra a Covid-19 administradas nos dois países e os desafios que colocam as comunidades brasileira em Portugal e portuguesa no Brasil deverão ser outros tratados pelos dois presidentes.