Lisboa vai acolher no dia 13 de fevereiro o primeiro Seminário Luso-Brasileiro de
Radiodifusão, que reunirá empresários de rádio e TV, autoridades políticas e
renomadas personalidades da radiodifusão brasileira e portuguesa. O evento é
promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e pela
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX).
A data para a realização do certame foi escolhida por celebrar o Dia Mundial do Rádio,
e terá lugar na Casa da América Latina, na capital portuguesa. O seminário marcará a
homenagem aos 100 anos do rádio no Brasil, o bicentenário da Independência
brasileira e os 60 anos da ABERT, com palestras e debates sobre temas de interesse do
setor de radiodifusão dos dois países.
Para conhecer o papel da Funcex nesta iniciativa, a nossa reportagem conversou com o
advogado luso-brasileiro Bruno Gutman, que é um dos diretores da entidade na
Europa, que falou sobre a expetativa da realização do seminário e realçou como
iniciativas deste porte podem auxiliar ainda mais na aproximação entre Brasil e
Portugal, em vários níveis.
Qual o papel da Funcex no evento?
A Funcex é uma instituição brasileira que se internacionalizou e está legalmente
constituída em Portugal, através da Funcex Europa. Com isso, tem alcance e atuação
concreta em ambos os países e serve de elo permanente entre o Brasil e Portugal, o
que facilita a organização e reunião de instituições e empresas em torno de um
mesmo objetivo, potencializando as relações luso-brasileiras. Neste sentido, a Funcex
esteve à frente dos procedimentos e detalhes para concretizar a realização do evento,
o que foi executado de uma maneira brilhante por Higor Esteves, um dos nossos
diretores na Europa.
Qual a expetativa da Funcex em relação ao evento?
Esperamos aprofundar as relações luso-brasileiras, seja entre empresas, instituições e
entidades governamentais, não apenas para um evento pontual, mas para o diálogo
diário e permanente entre todos essas agentes, através do suporte da Funcex e da
Funcex Europa, já que temos escritórios, funcionários e diretores em ambos os países.
Vivemos atualmente uma transformação significativa na comunicação global, e poder
realizar um evento que tenha como tema a radiodifusão e a situação atual entre os
dois países, é uma importante contribuição ao setor, bem como para os profissionais
da área.
De que forma a Funcex avalia que este tipo de iniciativa ajuda na promoção da
conexão entre Brasil e Portugal?
Quando realizamos um evento luso-brasileiro, com a participação de entidades e
fortes instituições de ambos os países, inclusive com participação governamental,
potencializamos a troca de ideias e promovemos o contacto entre profissionais, o que
certamente cria um ambiente de fomento às relações bilaterais entre Brasil e Portugal.
Apesar da histórica ligação entre Brasil e Portugal, parece-nos que os países estão a
redescobrir as suas relações e elos, nomeadamente os culturais. Não podemos
esquecer que Brasil e Portugal, até 200 anos atrás, eram uma mesma nação, o que
pode ser uma mais valia para o Brasil, na sua posição perante a União Europeia, assim
como para Portugal em relação ao Mercosul.
A programação completa pode ser acessada em Programação (abert.org.br).
Ígor Lopes