O chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, anunciou ainda a renovação de uma das principais instalações aéreas do país com a tecnologia mais avançada em mísseis nucleares. O líder francês comprometeu-se esta terça-feira a ampliar as encomendas de caças Rafale e a aplicar 1,5 mil milhões de euros numa base militar, no contexto da estratégia de dissuasão nuclear nacional. A declaração foi feita durante uma visita ao complexo aéreo de Luxeuil-les-Bains, no leste de França, um ponto estratégico essencial para a aviação militar do país.
“O mundo em que vivemos é cada vez mais perigoso e cada vez mais incerto”, disse Macron, referindo-se às alterações registadas nas alianças globais.
“O nosso país e o nosso continente têm de continuar a defender-se, a equipar-se e a preparar-se, se quisermos evitar a guerra”, alertou, a propósito da crescente ameaça militar da Rússia.
Dois novos esquadrões de Rafale serão criados – somando cerca de 40 aeronaves – no complexo de Luxeuil-les-Bains, que receberá 1,5 mil milhões de euros para renovação, anunciou Macron. Até 2035, Luxeuil-les-Bains tornará-se a primeira instalação a receber os caças Rafale de última geração, armados com um míssil nuclear hipersónico. Nas últimas semanas, Macron tem conduzido a transição para um sistema europeu de defesa mais sólido. O líder francês declarou estar preparado para usar o armamento nuclear do país em defesa da Europa. Apenas a França e o Reino Unido detêm arsenais nucleares próprios no continente.