“Não são de pedras estas casas/ mas de mãos” foram os versos, do poema As Mãos, de Manuel Alegre, que serviram de mote à construção deste projecto. Uma “casa feita de mãos” é o projecto que o Bairro dos Livros quer realizar no Escritaria, festival literário de Penafiel que se realiza de 21 a 27 de Outubro.
A ideia é utilizar as mãos dos habitantes do bairro Fonte da Cruz, em Penafiel para, através de uma técnica de exposição ao sol – cianotipia – construir uma casa “tridimensional e iluminada”. Recorrendo a um químico, conseguem com que a luz solar incida no pano e ganhe cor, neste caso o ciano (tom de azul).
Para concretizar esta “casa”, foram escolhidos dois dias: 13 e 20 de Outubro, das 10h às 17 horas. Tendo como “palco” o espaço exterior do bairro Fonte da Cruz, durante esses dias estão também agendadas leituras de poemas de Manuel Alegre.
Depois de completa, é no segundo dia de festival, 22 de Outubro, que a casa, com 20 metros quadrados, será exposta ao público. É inaugurada a 23, às 15h30, no Largo do Município, com Manuel Alegre os próprios moradores do bairro.
O processo de construção da ‘casa’ é aberto ao público. Os organizadores esperam receber entre 450 a 500 participações.