Setembro marca o início de um novo curso para pintores de automóveis, uma resposta direta à escassez de profissionais qualificados no setor automobilístico. Com o intuito de enfrentar essa carência, diversas empresas uniram-se ao programa Pro_Mov para lançar um laboratório de formação especializado na região do Grande Porto.
Em comunicado divulgado na terça-feira, foi anunciado que o Laboratório Automóvel Pro_Mov iniciará suas atividades em setembro. Esta iniciativa visa capacitar novos pintores de automóveis, equipando-os com as habilidades técnicas exigidas pelo mercado, atendendo aos padrões de qualidade, especificações dos fabricantes e normas de segurança e proteção ambiental.
A criação do laboratório conta com a colaboração do Grupo JAP, em conjunto com NORS, Salvador Caetano e o Grupo Barraqueiro. O programa prevê uma formação que combina teoria e prática, sendo esta última realizada no ambiente de trabalho dessas empresas parceiras. Este modelo de ensino visa proporcionar uma transição mais eficiente para o mercado de trabalho.
O Pro_Mov, que já tem experiência na promoção de laboratórios em outros setores, desenhou o currículo deste novo curso com a contribuição das empresas parceiras e do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). “O objetivo é garantir que os candidatos obtenham uma formação alinhada com as necessidades do mercado de trabalho, num setor tão carente de profissionais qualificados”, afirma uma fonte do Pro_Mov.
A formação para pintor de veículos automóveis é apenas a primeira fase deste projeto. Está planejado o lançamento de cursos adicionais nas áreas de reparação de carroçarias, eletromecânica, mecatrónica e outras, ampliando a oferta formativa para abranger diversas necessidades do setor automotivo.
Os interessados no curso que começa em setembro já podem se candidatar através da plataforma digital do programa. O Pro_Mov faz parte da iniciativa europeia Reskilling 4 Employment, criada pelo European Roundtable for Industry. Esta iniciativa, que reúne cerca de 60 CEOs e presidentes de empresas como Sonae, Nestlé e SAP, tem como meta requalificar um milhão de europeus até 2025.
A iniciativa de requalificação surge em um momento crítico para o setor automobilístico, que enfrenta uma significativa falta de profissionais capacitados. Através de programas como o Pro_Mov, espera-se não apenas atender à demanda atual, mas também preparar uma força de trabalho apta a enfrentar os desafios futuros do mercado.