Comercializações da Tesla recuam 45%As comercializações da Tesla na União Europeia recuaram 45% no primeiro período do ano em comparação com o ano anterior, enquanto o total de inscrições de automóveis sustentáveis aumentou em média 12%, de acordo com a Entidade Europeia de Produtores de Veículos (ACEA). De janeiro a março, a companhia liderada por Elon Musk entregou 36.167 modelos, contra 65.774 exemplares no mesmo intervalo do ano passado.
Em março, a Tesla entregou 13.860 unidades na União Europeia, em comparação com 15.055 no mesmo mês de 2024, o que representa uma diminuição de 7,9% e contrasta com o crescimento médio de 23,9% dos veículos sustentáveis no mesmo período.
Os territórios com os maiores avanços nas comercializações de automóveis sustentáveis em março foram Letônia (+344%), Chipre (140%) e Espanha (68,9%), enquanto a Estônia (-29,3%) teve o pior desempenho, seguida pela França (-6,6%).
No primeiro trimestre, em comparação com o mesmo ciclo de 2024, os registros de transportes para todos os tipos de propulsão no mercado conjunto recuaram 1,9%.
As comercializações de transportes motorizados na UE caíram 1,9% no primeiro trimestre
As entregas de automóveis na União Europeia recuaram 1,9% no primeiro período em comparação com o mesmo ciclo de 2024, mas os registros de modelos movidos a bateria cresceram 12% no mesmo intervalo, informou a Associação Europeia de Produtores de Veículos na quinta-feira.
“Isso reflete um cenário financeiro global particularmente desafiador e instável para as fabricantes”, disse a organização em um aviso, acrescentando que na comparação entre março de 2024 e março de 2025, as comercializações recuaram 0,2%.
Um recorde de 412.997 veículos elétricos no primeiro período do ano levou os modelos movidos a bateria a 15,2% da fatia comercial da UE, ante 12% há um ano, embora esse nível “ainda estivesse longe das previsões”, disse a Associação Europeia de Produtores de Veículos (ACEA).
Em março, os registros de automóveis elétricos aumentaram 17,1% e, entre os principais mercados da UE, houve fortes incrementos na Espanha (93%), Alemanha (+35,5%) e Itália (74,8%), enquanto na França diminuíram 13,9%.
Em termos anuais, no primeiro período, as entregas de modelos elétricos registraram um crescimento global de 23,9%, com avanços relevantes na Espanha (68,9%), Alemanha (38,9%), Itália (72,5%), Bélgica (+29,9%) e Holanda (+7,9%), mas uma redução de 6,6% na França.
Os semielétricos recarregáveis tiveram suas comercializações ampliadas em 12,4% e os semielétricos convencionais em 23,9% em março, enquanto no primeiro ciclo como um todo, houve 1,1% a mais de híbridos recarregáveis e 20,7% a mais de híbridos regulares.
Entre janeiro e março, o avanço anual dos semielétricos recarregáveis foi puxado pela França (+47,5%), Espanha (+36,6%), Itália (+15,3%) e Alemanha (+10,5%).
A fatia de mercado dos semielétricos na UE foi de 35,5% e os modelos elétricos e híbridos somados atingiram uma proporção comercial de 59,2% dos novos registros na UE em março de 2025, ante 49,1% no ano anterior, disse a ACEA.
Veículos com propulsão tradicional (diesel e gasolina) viram sua presença comercial cair em um ano de 48,3% para 38,3%.
Entre janeiro e março, o número de registros de modelos a gasolina caiu 20,6%, com quedas em todos os principais mercados: França (-34,1%), Alemanha (-26,6%), Itália (-15,8%) e Espanha (-9,5%), deixando a fatia de mercado em 28,7%, em comparação com 35,5% no ano anterior.
Os registros de modelos a diesel recuaram 27,1%, agora representando apenas 9,5% do setor comercial da UE.
Além disso, em março de 2025, a variação anual mostrou uma queda de 20,7% nos registros de modelos a gasolina e uma queda de 25,5% nos registros de modelos a diesel, disse a ACEA.