Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares.
Em vez de construirem soluções de pagamento desajeitadas para cada cliente individual, os irmãos Collison criaram sete linhas de código que os desenvolvedores poderiam simplesmente colocar nos seus sites, escreve o Entrepeneur’s Handbook.
Quando a Stripe foi lançada em 2010, era essencialmente uma comunidade de desenvolvedores. E qual foi a fórmula do seu sucesso iminente? Porque não vendia para empresas, vendia para desenvolvedores, argumenta Dmytro Okunyev, fundador da Chanty.
“A Stripe ofereceu uma alternativa ao PayPal e ao Authorize que era muito mais fácil de implementar que os desenvolvedores de todo o mundo estavam naturalmente inclinados a usá-la”, explica Okunyev.
Há dez anos, configurar um sistema de pagamentos para a sua empresa era um processo tedioso que podia demorar várias semanas ou até mesmo meses. Na altura, as empresas pouco conheciam este processo penoso e impunham aos desenvolvedores prazos irrealistas para configurarem o sistema.
A Stripe veio facilitar a vida aos desenvolvedores, que mal podiam acreditar que sete linhas de código podiam substituir aquilo que lhes demorava até seis meses a escrever.
Durante anos, o crescimento explosivo do comércio eletrónico ultrapassou a tecnologia existente na altura. Para ter o pagamento eletrónico a funcionar, as empresas tinham de ir a um banco e, mais uma vez, todo o processo demorava semanas e era dispendioso.
O trabalho dos irmãos Collison junto das empresas de cartões de crédito, bancos e instituições reguladoras permitiu que, como resultado, as empresas apenas precisassem de fazer upload de um par de documentos para terem uma conta totalmente operacional na Stripe.
Até Mike Moritz, um dos primeiros investidores do Paypal, confessou à Bloomberg que configurar pagamentos para empresas era muito complicado antes de Stripe.
Segundo a Nasdaq, a Stripe está atualmente avaliada em 36 mil milhões de dólares. Tudo graças a sete linhas de código e ao espírito empreendedor de dois jovens irmãos.