A segunda prisão do foragido ocorreu na quarta-feira (26), no aeroporto da cidade, mais de três anos após a primeira prisão, que aconteceu a 9 de fevereiro de 2022, de acordo com a Polícia Federal.
O nome do português preso é João Baptista Pereira Silva Gonçalves. A sua segunda prisão foi realizada pelo Núcleo de Cooperação Internacional (MPDFT), com o apoio do Grupo de Capturas (GCAP).
Considerado foragido, João Baptista Pereira Silva Gonçalves foi condenado em Portugal a quatro anos e dois meses de prisão, com a sentença transitada em julgado no ano de 2014. Em junho de 2022, o seu nome foi incluído na lista de difusão vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), tornando-se alvo de buscas internacionais.
A sua primeira prisão ocorreu a 9 de fevereiro de 2022, quando foi encontrado num apartamento na Avenida Conselheiro Aguiar, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Na altura, a Polícia Federal cumpriu um mandado emitido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a sua prisão preventiva para fins de extradição.
Posteriormente, João Baptista Pereira Silva Gonçalves foi libertado por meio de uma liminar, com restrições enquanto aguardava a decisão final sobre a sua entrega às autoridades portuguesas. No entanto, o governo de Portugal informou ao Brasil que o estrangeiro continuava a praticar crimes relacionados ao tráfico de mulheres. Diante da reincidência, a liberdade condicional foi revogada e foi decretada a sua captura para extradição.
Após ser detido pela segunda vez, ele foi submetido a exames no Instituto de Medicina Legal (IML), localizado no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife. Em seguida, foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana. Segundo a Polícia Federal, a extradição deverá ocorrer o mais rápido possível para que ele cumpra a pena em Portugal.