Durante o mês de março, o Estado brasileiro do Piauí aposta numa campanha de comunicação abrangente em Portugal. Com efeito, o objetivo é dar a conhecer aos portugueses «o coração do nordeste» e cativar os turistas nacionais. Afinal, o Brasil já é um dos destinos de férias preferidos dos portugueses.
Assim , a campanha ’Bora ali, no Piauí? vai dar a conhecer esta região que, mesmo no Brasil, ainda é pouco conhecida. Afinal, tem como prioridade a preservação dos seus recursos naturais, em detrimento da massificação turística.
Através da campanha promocional, o SEBRAE do Piauí abre portas aos visitantes portugueses. Além do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) existe o apoio do Governo estatal, da Secretaria de Turismo local, do Investe Piauí, e ainda da VBRATA (Visit Brazil Travel Association).
Por conseguinte, estas entidades marcam presença na BTL, e também num evento, a decorrer no dia 11 de março em Lisboa, e que se destina a jornalistas e profissionais do sector.
Em Portugal, a campanha de comunicação tem a assinatura da agência de branding KKI Creative, e marca presença em diferentes suportes promocionais, inclusive redes sociais. A par disso, a Press Hub dinamiza a assessoria de imprensa, envolvendo os meios de comunicação social na promoção do destino.
Por fim, e como não podia deixar de ser, o Piauí vai estar em destaque na BTL – agora Better Tourism Lisbon Travel Market. Como habitualmente, o evento decorre na FIL, no Parque das Nações (Lisboa), entre 12 e 16 de março. Para o público em geral, os dias de visita são entre 14 e 16 de março.

‘Bora ali, no Piauí?
Situando-se entre o Maranhão e o Ceará, o Piauí é um vasto território que mantém a sua autenticidade. Afinal, esta é uma região que se destaca pelo património natural, humano e arqueológico.
Designadamente, entre os seus atrativos está a Serra da Capivara, que em 1979 passou a ser Parque Nacional. Justamente, com o objetivo de preservar os mais antigos vestígios de presença humana na América do Sul. Com efeito, aqui se encontram milhares de conjuntos de pinturas rupestres, que a UNESCO já classificou como Património da Humanidade.
A par disso, o Piauí tem um dos raros deltas de rio do mundo, o Delta do rio Parnaíba. Efetivamente, esta é uma formação geográfica invulgar, que só existe aqui, no Egipto (delta do Nilo) e no Vietname (delta do Mekong).
Assim sdendo, a vasta extensão de água do Delta do Parnaíba ramifica-se para o mar em cinco barras diferentes. Pelo meio, existe um autêntico arquipélago de ilhas fluviais. Inevitavelmente, a sua riqueza ambiental é imensa, assim como a biodiversidade.
Entre os atrativos naturais do Piauí, contam-se ainda o Parque Nacional de Sete Cidades, com formações rochosas originais, o Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu, ou a Lagoa do Portinho. A par disso, com os seus 66 km de costa, o estado integra a Rota das Emoções, com os vizinhos Maranhão e Ceará.
Em suma, para os amantes da natureza, o Piauí é um território a descobrir, e um verdadeiro festim de Ecoturismo.
Na BTL, o «coração do nordeste brasileiro» marca presença com um stand exclusivo, onde poderá descobrir mais sobre esta nova opção para as próximas férias.
De acordo com dados recentes, cedidos à Lusa pelo Ministério do Turismo do Brasil, Portugal é o 11º país que mais visita o Brasil. Concretamente, mais de 200 mil turistas portugueses viajaram para o Brasil em 2024, o que representa um aumento de quase 10% face ao ano anterior.
