O poeta Manuel Alegre vai ser a figura homenageada este ano no festival literário Escritaria, que vai decorrer de 21 a 27 de outubro, em Penafiel.
Os organizadores do evento referiram que “Penafiel vai transformar-se [naqueles dias] na cidade de Manuel Alegre”, descrito como o “poeta da liberdade, da resistência, mas também clássico”.
“Nesta edição haverá novidades, com novos projetos para divulgar a obra do escritor homenageado, por entre jovens e adultos, e até um projeto ligado à literacia e à vertente social, para descobrir brevemente”. O festival literário Escritaria é o único que se dedica a homenagear um escritor vivo de língua portuguesa, com a a cidade a transformar-se, por uns dias, na sua própria cidade.
Ao longo do programa vários atores vão interpretar, nos recantos da cidade, textos do homenageado, ao mesmo tempo que fachadas dos edifícios vão exibir a sua obra, entre outras atividades de animação, incluindo conferências com vários convidados.
Nas edições anteriores daquele festival literário foram homenageados Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira, Miguel Sousa Tavares e Pepetela.