Penafiel e Marco de Canaveses foram apontados como concelhos em que os casos de tuberculose registados superaram e muito a média nacional no período de 2012 a 2016.
Enquanto a média no país era de 19 casos por mil habitantes e 22 casos na região Norte, os números chegavam a 76 casos em Penafiel, e de 59 em Marco de Canaveses. Estes resultados foram divulgados ontem no hospital de Penafiel, no âmbito do seminário “Menos Tuberculose nas Pedreiras – Onde queremos chegar?”.
O Risco das Pedreiras para a saúde
Estima-se que cerca de 30% dos casos de tuberculose em Penafiel e no Marco de Canaveses ocorram em profissionais das pedreiras. Para chegar a estes números, também foram foram rastreados, nos primeiros três meses, 430 trabalhadores, de sete empresas do setor. Destes, 57 apresentaram diagnóstico de infeção latente e 35 doentes iniciaram tratamento.
“O aumento do risco de tuberculose nos trabalhadores das pedreiras deve-se sobretudo à silicose, mas também ao tabagismo, consumo de álcool, condições de trabalho precário, entre outros”, refere comunicado divulgado pelos organizadores do seminário.
Acções preventivas
Para redução dos casos de tuberculose, o estudo recomenda o reforço da utilização de equipamentos de proteção coletiva e individual em todo o setor e a promoção de rastreio periódico nos trabalhadores, entre outras medidas.