Apesar da chuva e das baixas temperaturas outonais, as ruas de Penafiel ganharam um colorido que constrastava com o céu nublado, de milhares de pessoas que vieram a Penafiel para aproveitar o primeiro domingo de São Martinho, que teve início no dia 9 deste mês.

Os pratos tradicionais mais uma vez marcaram presença e se destacaram como grandes atrações da festa. O vinho novo, as iscas, a fevera no pão e as as famosas castanhas assadas fizeram a alegria dos visitantes. Perto da tenda montada junto do Largo da Ajuda realizou-se o primeiro magusto, que se vai repetir no dia 17, próximo domingo.

Hoje, feriado municipal em Penafiel, para além da tradicional procissão de São Martinho, acontece a grande Feira de Martinho, que oferece produtos da estação e boa opção de compras de inverno.


Ao longo de uma semana e meia, Penafiel mantém a tradição através da exposição de vários produtos, gastronomia da região, provas de vinho novo, mostras de gado e artesanato, magustos e animação musical. A festa segue até dia 20 de novembro, e são esperados ainda muito mais visitantes.