A State Farm afirmou que o executivo despedido não teve envolvimento nos pedidos de aumento das tarifas.
Um executivo da gigante de seguros State Farm foi despedido esta semana depois de ser gravado em vídeo encoberto fazendo comentários sobre os aumentos de prémios da seguradora em resposta aos incêndios na Califórnia do Sul.
Haden Kirkpatrick, que trabalhava como vice-presidente de inovação e capital de risco da State Farm, foi gravado secretamente num vídeo publicado pelo O’Keefe Media Group. O Los Angeles Times noticiou que ele afirmou ter sido despedido devido à gravação.
“Os nossos colaboradores olham para isto e dizem: ‘Caramba, estamos talvez com $5 mil milhões em falta se acontecer algo.’ Vamos ao Departamento de Seguros e dizemos: ‘Estamos excessivamente expostos aqui, têm de nos deixar atualizar os nossos [prémios].’… Ele diz ‘Não’. E nós dizemos: ‘Ok, então vamos cancelar estas apólices,'” disse Kirkpatrick.
Ele também afirmou que “nunca deveria ter sido construídas casas, em primeiro lugar”, em áreas como Pacific Palisades, devido ao risco de incêndio, dizendo que os residentes querem “áreas naturais ao seu redor para o ego”, mas que a área é um “maldito deserto, e por isso seca e é um barril de pólvora.”
Kirkpatrick disse ao Los Angeles Times que foi despedido pela empresa devido aos comentários que explicou terem sido gravados durante um encontro no Tinder em janeiro, que ele acredita ter sido uma armadilha, mas recusou-se a comentar mais com o jornal.
A State Farm afirmou à FOX Business: “Qualquer caracterização das comunicações da State Farm General em relação ao nosso pedido de aumento de prémios como ‘manipulação’ do processo de taxas ou do público é falsa. Esta pessoa nunca esteve envolvida nem teve qualquer responsabilidade nas decisões de negócios relacionadas com a State Farm General ou as suas operações na Califórnia, incluindo qualquer coisa relacionada com as nossas solicitações de aumento de taxas pendentes ou o pedido de aumento emergencial temporário.”
“Como já partilhámos publicamente em relação aos seus comentários: ‘Essas afirmações são imprecisas e de forma alguma representam as opiniões da State Farm. Não refletem a nossa posição em relação às vítimas desta tragédia, ao compromisso que demonstrámos com o povo da Califórnia, nem às nossas práticas de contratação em toda a empresa'”, continuou o comunicado.
No início de fevereiro, a State Farm solicitou um aumento de taxas emergencial que seria, em média, de 22% para as apólices de seguro de habitação na Califórnia, devido aos incêndios florestais. A empresa afirmou que pagou mais de 1 bilhão de dólares aos clientes e que “acabará pagando significativamente mais, já que estes incêndios coletivamente serão os desastres mais caros na história da State Farm General.”
A companhia de seguros notou que, nos últimos nove anos, a State Farm General pagou 1,26 dólares por cada 1 dólar em prémios que arrecadou – resultando em mais de 5 bilhões de dólares em perdas acumuladas de subscrição. A estimativa é que suas perdas diretas dos incêndios na área de Los Angeles sejam de cerca de 7,6 bilhões de dólares, incluindo sinistros reportados e não reportados, e que já tenha pago 1,75 bilhão de dólares por 9.500 sinistros até 25 de fevereiro.
O Comissário de Seguros da Califórnia, Ricardo Lara, reuniu-se com a State Farm a 26 de fevereiro, depois de inicialmente ter negado o pedido de aumento de taxas, para permitir que a seguradora explicasse as ações que tomou para melhorar sua condição financeira.
A State Farm afirmou após a reunião que “aproveitou a oportunidade para reiterar ao Comissário Lara a urgência necessária para aprovar o pedido de taxa provisória da State Farm General, para que a State Farm General possa continuar a ajudar os clientes da Califórnia.”