Você costuma sentir tonturas? De acordo com o médico Tasso Carvalho, isso não é normal e deve acender um sinal de alerta.
“Não pode ser considerado normal sentir tontura. Esse sintoma pode ser o primeiro sinal de um problema de saúde. Em alguns casos, a tontura pode vir acompanhada de também zumbido no ouvido, enjoos, vômitos”, disse.
A tontura representa cerca de 5 a 6% das consultas médicas. Ela pode ocorrer em qualquer idade, mas se torna mais comum à medida que as pessoas envelhecem. Tanto que afeta cerca de 40% daquelas com mais de 40 anos, em algum momento da vida, pelos mais diferentes motivos. A tontura pode ser temporária ou crônica, quando é sentida por mais de um mês.
Conforme o médico, alguns dos motivos das tonturas podem estar relacionados à alterações metabólicas, neurológicas, hematológicas e/ou inflamatórias podem causar tontura, como: baixos níveis de glicose no sangue e oscilações da pressão arterial, e pode ser sintoma da Labirintite, Enxaqueca ou Anemia.
“A tontura ainda pode causada por efeito colateral de medicamentos, como sedativos, antidepressivos, anti-hipertensivos ou anticonvulsivantes, ou por elevado nível de estresse”, disse.
Segundo Tasso, em todos os casos o indivíduo com recorrência desse sintoma deve buscar atendimento médico para investigação da causa e escolha do tratamento adequado para cada caso.
Sobre Dr. Tasso Carvalho
Tasso Carvalho é Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-graduação Strictus Sensus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e é médico pela pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Tasso também é nutrólogo pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran e AMB). Foi Coordenador do Curso de Medicina na Universidade Estadual Sudoeste da Bahia (UESB) durante dois anos. O médico criou a Integrative Academy, uma plataforma onde já ministrou 13 cursos que abordam o reequilíbrio fisiológico através das terapias de homeostase hormonal, da base da fisiologia à terapêutica.
Registros: CRM 18983 e RQE 12749