Esta vitamina é essencial para a saúde feminina e também para evitar problemas no desenvolvimento do feto, adverte a nutricionista Dani Borges
Durante a gravidez, a deficiência nutricional de certos nutrientes pode ser fatal para a saúde da mulher, assim como para o desenvolvimento do bebé. A vitamina B3 (também conhecida como ácido fólico) é um desses compostos vitais. Quando a mulher sofre de deficiência deste nutriente, ela apresenta os sintomas gerais da anemia e a criança pode sofrer de malformação no desenvolvimento do sistema neurológico e da medula espinal.
“Os principais sintomas da anemia de vitamina B9 são fraqueza, palidez, irritabilidade, falta de ar e tonturas, que podem agravar-se durante a gravidez”, informa a nutricionista Dani Borges. “Portanto, o cuidado com os índices nutricionais é essencial durante o período da maternidade para garantir a saúde e bem-estar da mulher e também do bebé”, adverte a especialista em nutrição.
A deficiência de ácido fólico durante gravidez pode desencadear malformações congênitas na criança. Entre elas, está a espinha bífida e a mielomeningocele, que podem trazer complicações para a vida do bebé, tais como problemas no funcionamento do intestino, bexiga e pernas.
“O ácido fólico pode ser facilmente encontrado em vegetais folhosos, como o espinafre e a acelga. Ele também está presente no fígado de boi, milho e amendoim”, afirma Dani Borges”. Entretanto, em casos de deficiência nutricional diagnosticada, o nutricionista deve indicar a suplementação deste nutriente: “para isso é necessário que sejam realizados exames. É contraindicado e prejudicial realizar a suplementação sem acompanhamento com um profissional”, pontua Dani Borges.
Sobre Dani Borges
Dani Borges tem 30 anos e é uma atleta Fitness WBFF PRO, nutricionista, modelo, health coach e educadora física. Como influenciadora digital, tem mais de 418 mil seguidores e posta dicas de motivação, alimentação saudável, receitas e treinos.
Sua paixão pelo fitness surgiu na adolescência após ter tido um quadro de obesidade que a motivou a buscar uma mudança radical de hábitos. Dani começou a atuar como modelo fitness e competidora em 2010, participando nos anos seguintes de competições de fitness nos Estados Unidos e também fotografando para marcas ligadas ao segmento, especialmente em Orlando e Miami, se tornando um dos rostos mais conhecidos do grande público, brasileiro e internacional, que consome publicações e revistas de fisiculturismo.
Como nutricionista, Dani Borges atende em seu consultório no Brasil e online através das plataformas digitais.