Uma nova variante do coronavírus identificada por cientistas sul-africanos, chamada de C.1.2, já foi encontrada em Portugal e outros seis países. A informação foi anunciada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge ao jornal Observador. O vírus foi detectado no início de julho na região da Madeira.
No entanto, o Instituto já avisou que não há evidência de que esta variante seja mais infecciosa ou resistente às vacinas. Essa variante já foi encontrada na Inglaterra, China, República Democrática do Congo, Ilhas Maurício, Nova Zelândia e Suíça.
Na última terça-feira, a porta-voz da Organização Mundial da Saúde, Margaret Harris, afirmou que essa nova variante “não parece estar aumentando em circulação”. Ela lembrou que, por enquanto, a mutação não é classificada como uma “variante de preocupação” pela entidade, como foram os casos da Alfa, a Beta, a Gama e a Delta. Por enquanto, essas variantes não podem ser consideradas mais graves ou transmissíveis, e por isso são classificadas como “variantes de interesse” (VOI) pela organização.