Mais de 200 centros de saúde em Portugal vão prolongar seus horários de funcionamento até fevereiro de 2024, com o objetivo de aliviar a pressão nas urgências durante o pico das infeções respiratórias. A medida, que entrou em vigor esta semana, faz parte do Plano de Inverno do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e vai durar até ao final de fevereiro.
De acordo com informações do Diário de Notícias, 231 centros de saúde irão oferecer atendimento até às 20h em alguns casos e até à meia-noite em outros. O atendimento será estendido também aos sábados, domingos e feriados. A ampliação do horário tem como foco melhorar o atendimento à população, especialmente durante a época de maior incidência de doenças respiratórias, como a gripe.
Aumento de Casos de Gripe
Na última semana, o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (Insa) registrou 386 casos positivos de gripe, o número mais elevado desde o início da época de vigilância. Desses, 353 casos foram do tipo B e 33 do tipo A, com sete casos do subtipo A (H1N1) pdm09. O aumento nos casos de gripe ocorre em meio ao inverno, com um crescimento contínuo de infecções respiratórias, e a medida visa garantir maior capacidade de resposta do sistema de saúde.
A medida visa garantir mais acessibilidade ao atendimento médico e prevenir a sobrecarga nas urgências hospitalares. Com o aumento das infeções, especialmente nas festas de fim de ano, o reforço nas unidades de saúde será crucial para minimizar os impactos no sistema de saúde pública.