Os círculos da Europa e Fora da Europa elegem dois representantes cada. A contagem dos votos dos emigrantes portugueses, que poderão definir o segundo partido mais votado nas últimas eleições legislativas, inicia-se esta terça-feira em Lisboa, com o resultado final previsto para quarta-feira.
O processo de apuramento dos votos por correspondência começa às 09h00 nas instalações da Feira Industrial de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.
Participarão na operação 1.050 membros, distribuídos por 150 mesas (sete por mesa), responsáveis por recolher e contabilizar os votos dos cidadãos portugueses no estrangeiro. Foram enviadas 1.578.890 cartas para 192 países, cada uma contendo um boletim de voto.
Serão considerados válidos todos os votos recebidos até ao encerramento do serviço postal na quarta-feira. O resultado final, que concluirá o escrutínio das eleições de 10 de março, deverá ser conhecido na noite desse dia.
Estes votos serão decisivos para determinar se o PS ou o Chega ocupará o segundo lugar no quadro eleitoral.
Quanto aos deputados eleitos pelos círculos da Europa e Fora da Europa, serão dois por cada um destes distritos.
Nos últimos 20 anos, PS e PSD dividiram as vagas nestes círculos, mas o bipartidarismo foi quebrado em 2024, quando o Chega conquistou um lugar em cada um deles.