Uma das grandes surpresas das Eleições Legislativas 2019, o RIR (Reagir, Incluir e Reciclar) liderado por Vitorino Silva, conhecido por Tino de Rans, conseguiu votação superior a do CDS e do PAN a nível nacional e quase elegeu seu nome mais conhecido deputado à Assembleia Nacional na primeira tentativa.
Em sua freguesia, Rans, em Penafiel, Tino ficou em segundo lugar, perdendo o primeiro lugar para o PS por uma diferença irrisória, de apenas cinco votos. Em Penafiel, o RIR por uma diferença de cerca de apenas 800 votos não se torna a terceira maior força política do concelho. O RIR ficou em quarto lugar, mas à frente do PAN e do CDS.
A nível nacional, o RIR também surpreendeu e Tino de Rans ficou à frente de um ex primeiro ministro, Santana Lopes, do Aliança
“Estamos orgulhosos, conseguimos um bom resultado”, disse Vitorino Silva, lembrando que as sondagens lhe davam zero por cento de votos. Mesmo sem cobertura da comunicação social, o RIR conseguiu 35 mil votos”, referiu Tino.
Para Vitorino Silva, apesar do Tino de Rans ser muito conhecido, muitos não associaram o mesmo ao RIR. Para ele, se assim não fosse, o partido obteria muitos mais votos.
Agora, o líder do RIR olha já para o próximo desafio eleitoral e faz uma previsão polémica: “O próximo Governo PS não deverá chegar ao fim da legislatura”.