A proposta do PAN de duplicar a taxa de gestão de resíduos foi aprovada na especialidade. A fatura da água poderá aumentar, poucos dias depois de se saber que a fatura da luz não vai descer.
A fatura de água pode subir devido a uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado, por parte do PAN, que foi aprovada na especialidade com votos a favor do PS, BE, Chega e Iniciativa Liberal. Na proposta está prevista uma duplicação da taxa de gestão de resíduos de 11 euros por cada tonelada para 22 euros.
A alteração entre em vigor a partir de 30 de junho. Com isto, o PAN pretende “alterar comportamentos” dos consumidores, “incentivar a reciclagem” e “desincentivar a exportação de resíduos vindos de outros países”. Assim sendo, quanto mais se reciclar, menor será a quantidade de resíduos e, consequentemente, menor será o valor a pagar.
“Se mantivermos o comportamento, claramente vamos pagar mais”, disse Ana Cristina Carrola, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), ao Observador. “A taxa sobe para incentivar a alteração de comportamento”, acrescentou. Além disso, diz que o objetivo é que um dia nem sequer se pague esta taxa.
Fonte oficial do PAN realçou que na União Europeia os valores desta taxa rondam os 80 a 100 euros por tonelada. “Pagávamos entre 9 e 11 euros, era muito mais barato não apostar na recolha seletiva e enviar para o aterro“, atirou.
A proposta do PAN acaba por não cair do céu, já que o ministro do Ambiente já tinha admitido a possibilidade de aumentar esta taxa. No entanto, a alteração do PAN sofreu algumas alterações para que fosse aceite pelo Governo.
Esta é mais uma má notícia para os portugueses, que ainda esta semana souberam que o IVA da luz não ia descer como estava a ser discutido.